Recompondo a auto-estima

Algumas crises, de causas naturais ou não, tem como consequência a baixo-estima e a perda de valores essenciais a vida. Assuma-se como verdadeiro que todos nós já enfrentamos crises. Acreditamos que ainda outras crises poderão surgir. De alguma forma saímos de crises passadas, e chegamos no atual momento de nossas vidas.


Pode ser que dificuldades passadas tenham se resolvido de forma satisfatória, ou que ficaram questões não resolvidas. Isto é possível, principalmente, quando não se aceita como reais os acontecimentos e mantem-se uma fantasia de que nada aconteceu. Nestas situações a dinâmica de processos pode ser internalizada e desembocar em amarguras, ressentimentos, frustrações, etc.

Quando se reconhece uma situação de crise, se pode usar mais facilmente os recursos disponíveis, seja a ajuda familiar, de amigos, ou redes de apoio afins. Também se pode usar recursos que, em outras crises, foram usados com sucesso. Essa possibilidade última é significativamente importante.

Refletir é a palavra-chave para qualquer superação. Refletir por vezes não é tarefa fácil de fazer sozinho. É bom poder contar com alguém, para se alcançar conclusões seguras. Estas conclusões podem apontar possíveis e ótimas soluções.

De posse de todas as informações possíveis sobre os acontecimentos no entorno, faça um inventário da sua vida e procure recompor os valores sublimes que sempre o(a) guiaram. Continue a crescer, procurando aproveitar cada oportunidade.

Lembre-se do incondicional amor de Deus. Cristo amou a tal ponto de morrer na cruz, por pecadores. Procure um lugar de silêncio para refletir sobre as formas como Deus continua a demonstrar esse grande amor por cada um de nós. Agradeça a Ele todos os dias, e viva cada dia. Não deixe que preocupações infundadas minem suas energias ou seus recursos potenciais. Mantenha-se sadio(a).

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?" (Romanos 8 : 35)

"Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles." (Lucas 12 : 27)

"Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8 : 39)

No próximo artigo abordaremos alguns fatores associados com as fases da vida humana. Através de uma tabela você poderá ver em que fase está, quanto aos ciclos da vida.

Um grande abraço,
                                                                                                                  anterior  primeira

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está a tua coroa?

Ao Deus Conhecido!

Nunca deixe de orar