O Mundo é Passageiro

 'Mundo' é um conceito diverso. Diz-se que há tantos mundos quantos as sociedades podem conceber. As diversas culturas originais elaboraram seu próprio conceito de mundo. Os asiáticos e orientais têm uma visão de mundo provavelmente diferente da visão ocidental - ou de nós que herdamos uma visão mais próxima dos povos de origem mediterrânea - que, a rigor, nem ocidental se quer considerar. Pode ser, inclusive, que o Sul global pense diferente nesta questão em relação aos povos do Hemisfério norte. 

Mas não pretendemos nos ater a questões que consideramos não fundamentais para nossa reflexão. Queremos nos fixar num ponto específico, que pode se aplicar a todos os casos. Refere-se aos diversos mundos e o que todos têm em comum, isto é, o quanto são passageiros, fluidos, efêmeros. O que hoje é sobremodo "badalado" e deveras supervalorizado, em meio às diversas crises do Sistema Mundo [#sistemamundo], logo perderá seu encanto e seu valor, para ser substituído por novos dilemas. 

1 João 2:17, "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (ARA)

Neste ponto que se localizam infindáveis aplicações sobre o alerta do Apóstolo João, como se pode entender que: tudo passa! O mundo passa, seus sabores e cores também passarão. O que fica então?

É fato que, se nos deixarmos ser levados pelas diversas ondas que agora imperam, mas que tão logo serão sobrepujadas por novas demandas, ficaremos como um barco a deriva: sem rumo, sem direção e sem destino.

As Escrituras, na visão Joanina, oferecem orientação segura. Pelo que, de acordo com o que pode-se entender, aqueles que não vivem guiados por suas emoções, impressões circunstanciais e momentos, se estabelecerão. 

Por outro lado, nenhuma das visões de mundo agora operantes se consolidará por completo e sobrepujará as demais. De modo que, a alternativa cristã permanece na retaguarda da história -  dos diversos mundos existentes, que deixarão de existir, e dos que hão de vir. 

Pare para pensar sobre quanta coisa que já não é como o era a algum tempo atrás. Considere que esse movimento de transformação pode ser universal, isto é, estar ocorrendo em diversos lugares neste dado momento da história. Porém, contrariando o pensamento comum, jamais produzirá um mundo único, visto que os agentes de transformação são poderes antagônicos. 

Pense um pouco sobre este assunto e considere todas as coisas que você pode estranhar e como elas são ecos de mundos num grande alvoroço.  Um abraço fraterno!


#EfemeridadeDoMundo

#SistemaMundo

#MundoVUCA

#MudançasCulturais


Postagens mais visitadas deste blog

Onde está a tua coroa?

Ao Deus Conhecido!

Nunca deixe de orar