Onde está a tua coroa?
"Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" (Apocalipse, 7:11 ARA)
Para pensar um pouco!
"Coroa" nas Escrituras, particularmente quando citada em textos do Novo Testamento, diz respeito a premiação dada a atletas- como nos termos do atletismo olímpico. Diga-se que após um desafio posto aos competidores, se entrega ao vencedor ou competidor(es) finalistas uma recompensa, um objeto a ser posto sobre suas cabeças, geralmente em formato circular ou meio círculo.
Mas o que tem isso a ver com a experiência cristão ou jornada da fé? Bom, muito poderia ser dito sobre isso. Entretanto podemos tomar a exemplo, a convicção do Ap. Paulo ao reafirmar sua expectativa em relação ao findar do seu ministério - o recebimento da coroa da justiça. Ao falar de justiça, logo, ele não estava se referindo a um expediente de tribunais humanos em seu favor. Antes, referia-se ao prêmio aguardado por ele, a ser recebido ou colocado em sua cabeça pelo Reto Juiz (2Tm 4:8).
Podemos ilustrar da seguinte maneira: quando recebemos Jesus, ele nos dá a mão e saímos em uma corrida pelas suas mãos. É mais que seguro que chegaremos com êxito, ao final dessa jornada, se realmente o recebemos e com ele andamos e corremos. A coroa nessa perspectiva, a priori, pode ser representativa ou resultante de todos os enfrentamentos da carreira da fé. Essa corrida compreende ser contra tudo que poderia nos fazer fracassar ou sermos derrotados, incluindo comportamentos e expectativas nesta vida (Hb 12:1, 2). É uma corrida em 'obedecer e servir', em cumprimento à missão recebida, não importa qual seja. Mas a principal, certamente, é ser testemunha dessa graça alcançada!
Podemos, por fim, considerar que, muito do que se encontra em nossa volta, pode não ser parte dessa corrida. Portanto, reconheçamos e prossigamos. Tenhamos em mente que, quer seja em vitórias ou aparentes derrotas, todos os louros ou conquistas dessa vida em nada se aproximam do coroamento final, que nos aguarda!
Um forte abraço!