Nunca deixe de orar
“De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.” (Lucas, 11:1 ARA)
O que é oração!
A oração é um instrumento espiritual poderoso. Muitas vezes ignorada ou desconhecida, a oração também é vista como adoração, tendo em vista que estava sempre presente na hora das ofertas sacrificiais desde o Tabernáculo, assim como no templo em Jerusalém.
Orar é entrar em contato mais íntimo com Deus, sem intermediários. É um momento ímpar, na relação entre o Cristão e seu Senhor. A oração somente é possível porque Deus ouve e está disposto a ouvir. Assim, mais uma vez, a oração é um momento de íntima comunhão entre o indivíduo e seu Deus.
Se a oração é um meio divino e não humano, é por isso mesmo que devemos desenvolver esse hábito com fervor e gratidão. Orar pressupõe disposição para entregar tudo a Deus e confiar.
Orar, por natureza, envolve ação e dinamismo também, visto que pode desencadear eventos divinos, no mundo natural, bem como no sobrenatural. O impossível torna-se possível e o que não existe vem a existir! A oração libera os recursos sagrados em favor dos que creem. Por ela Deus chama as pessoas para uma ação.
Orar é também um mandamento. Jesus ensinou seus discípulos a orar e ele mesmo era exemplo nisso. Os discípulos aprenderam da sua necessidade, praticaram e também ensinaram os primeiros cristãos a fazer o mesmo.
Oramos em qualquer situação ou lugar! Podemos orar na beira de um rio, em um monte, no templo, no quarto, ou em outro lugar onde tenhamos liberdade para falar com Deus. Não é propriamente o lugar. A questão está relacionada com o fato de não sermos interrompidos e nos sentirmos completamente a vontade para falar com o nosso PAI.
Exemplos de oração: orando pelo alimento para que seja santificado – 1 Tm 4:4,5; orando para que enfermos sejam curados – Tg 5:14; orando pela libertação de escravos espirituais – Mt 17:21; orando para que o Senhor envie trabalhadores para a sua obra – Lc 10:2; orando para manifestar gratidão a Deus – Jo 11:41; orando por nós ou por alguém em aflição de alma – Ef 6:18; orando para pedir pela manifestação da vontade divina – At 13:3.
Portanto, se afirma
“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6)
Um forte abraço!