Não desista!

 "Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz  não te sentes seguro, que farás na  floresta do Jordão?" (Jeremias 12:5, ARA)


Olá, vamos pensar sobre o caso de Jeremias, também conhecido por alguns como o “profeta chorão”. O profeta, sentindo o aparente progresso dos que estavam desviando Israel do caminho de Deus, faz um desabafo - No verso quatro ele pergunta: “até quando [...]?”

O clamor do profeta parece justo, a ponto que ele relata coisas que estavam acontecendo e que contrariavam o coração de Deus também. Jeremias pede urgência na solução, que parecia ser algo distante.

O Senhor não tem predileção por ninguém. Isso fica claro na resposta de Deus, pela boca do próprio profeta à situação vigente. Não há nenhum elogio a Jeremias em virtude da sua conduta, por certa que fosse. Deus assegura apenas que todo o desvio terá consequências, tanto dos israelitas, quanto dos adversários de Israel.

Em meio ao caos, surge uma palavra de encorajamento, que mais parece uma advertência de que as coisa se agravarão. O chamamento ao profeta é para correr com cavalos.

Você já pensou em como um ser humano poderia competir com cavalos? Uma situação assim, em linguagem figurada, somente se aplica se a causa for divina. Não é possível que possamos enfrentar tamanha adversidade se a causa for meramente pessoal. Não valeria o esforço da dedicação.

O escritor dos provérbios, escreve: "Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena." (Provérbios 24:10)

Conta-se como os vietnamitas enfrentaram os norte-americanos com toda a tecnologia de que dispunham as forças estadunidenses. Conta-se de como aviões radar - aviões com recursos para detectar a urina dos guerrilheiros na selva e localizá-los - foram despistados com recursos tão comuns como amarrar saquinhos nas árvores da selva asiática. Finalmente, a vergonhosa derrota do invasor. A causa de tamanho esforço dos vietcongues era uma só: A motivação por defender sua terra.

causa é determinante. Quando se está lutando com situações que demandam tamanha energia, é importante saber a causa ou propósito. Jeremias conhecia bem sua causa maior, que era seu chamamento, sua convicção maior. Se a causa era o chamamento, a causa portanto era divina. Não é o tamanho da luta que lutamos que determina derrota ou vitória, mas sim a causa para lutar.

Depois disso vem a nossa atitude perante os desafios existentes. Repare nas palavras do apóstolo Paulo: "Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:14)

Para Jeremias Deus pediu atitude. A falta de atitude é o princípio do fracasso. A atitude dissipa a ansiedade.

Se somos pessoas de fé, fomos chamados para correr com os cavalos. Verifique suas atitudes a luz das Escrituras Sagradas. Veja como atitudes incorretas ou sua falta interferem negativamente em sua vida. Não temos por que temer ou desistir. Confie em Deus! 

Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está a tua coroa?

Ao Deus Conhecido!

Nunca deixe de orar