Dominando as emoções

"Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno." (Tiago, 3:6, ARA)

Textos auxiliares: Mateus 12:34 e Lucas 6:45

Desse modo, se pode dizer que, a priori, o domínio do corpo, da mente e das emoções relaciona-se com o controle da língua. Quem domina a língua tem maior controle também das emoções. Pelos dois motivos:

- por um lado o indivíduo que controla o que fala, ou seja, que não fala o que lhe vem da mente para a boca, demonstra que possui relevante controle sobre suas emoções.

- por outro lado, aquele(a) que procura controlar a língua tem maior chance de controlar suas emoções ou perda do juízo.

Vale destacar que as duas situações apresentadas acima estão intrinsecamente relacionadas. Logo, isso implica em que, indivíduos que manifestam agressividade, fraqueza de caráter/personalidade nos relacionamentos sociais, via de regra, em parte, têm aqui importante explicação: pelo que o ocorre em relação ao descontrole da língua, o do que fala e como fala -  ou seja, as obras de sua boca, do seu pensar/falar!

Se você deseja ser uma pessoa sábia ou madura -equilibrada, siga os conselhos do escritor bíblico Tiago - particularmente, os capítulos 3 e 4. Haverá significativo progresso, na medida que ficará evidente que as situações da vida podem ser melhor resolvidas, à luz das Escrituras, dos ensinos de Cristo! Há muita obra de valor publicada sobre esse tema. Entretanto, não há bibliografia, livro ou publicação, ou o que seja, mais direto que o escrito de Tiago, podemos afirmar.

Ademais, "[...] Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano" (1Pe 3:10, ACF).

Abraço!


Postagens mais visitadas deste blog

Onde está a tua coroa?

Ao Deus Conhecido!

Nunca deixe de orar