Hospitalidade e Empatia

 Hospitalidade e Empatia

"Não negligencieis a hospitalidade" (Hebreus 13:2a, ARA)

A experiência cristã, entre outras questões, consiste na continuidade da vivência dos primeiros crentes, a exemplo do que se observa em Noé, Abraão e tantos outros. A cristandade atual replica dos antepassados a força, a fé e os compromissos, a fim de permanecer como sal e luz dessa terra. É na simplicidade dessa experiência que encontramos o sabor e a oportunidade de manifestar tamanha relevância. Assim também devemos compreender sobre as necessidades do momento em que vivemos e procurar correspondência às mesmas. Esse é o caso da prática do 'Ministério da hospitalidade' por todos os crentes.

Por Abraão, assim está escrito:
"[...] trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, visto que chegastes até vosso servo; depois, seguireis avante." (Gênesis, 18:5b)

No primeiro século desta era, a carência por hospedagens e desconfianças entre os indivíduos, retratava uma realidade crônica, ou seja, a falta de lugares de abrigo. Em tempos de banditismos em caminhos e becos de trânsito e peregrinação - [lembrar do 'samaritano'], além da constante falta de casas de repouso e instalações de hospedagem, a vida de viajantes e transeunte em geral, era muito desafiadora e perigosa. Por uma dessas razões, bem como pela mobilidade apostólica e pelas diásporas judaico-cristãs, o assunto se tornou tema no interior das comunidades de fé. 

Nesse tempo, os crentes foram conclamados, ainda em "Itália" (Hb 13:24), a serem hospitaleiros. Aliás, os relatos sobre o nascimento de Jesus, o Salvador, também evocam essas memórias. No caso da estrebaria como lugar de repouso, ou de falta de empatia com os que precisam, o que até os tempos atuais se relembra está retratado no presépio de Belém.  

Nesse sentido, podemos ver nos presépios mundo afora, réplicas 'Plásticas', como forma de a gente 'lavar a alma', pelo que faltou no nascimento do nosso Senhor. Retomaremos esse tema em breve!

Um abraço a todos! 


#identidadecristã
#liberdade
#testemunho

Postagens mais visitadas deste blog

O sonho israelita

Geração falida (I)?

Trabalho é bênção