Fé e compromisso

"Irmãos, cada um permaneça diante de Deus naquilo em que foi chamado". (1 Coríntios 7.24, ARA)

Todos têm um mandato, sob diferentes níveis de responsabilidades. Isso é parte fundamental do que podemos chamar de vocação cristã, ou como continuidade ao entendimento desse paradigma.

Viver implica em constantes desafios que, via de regra, são compromissos que assumimos ou que as circunstâncias nos impõem ao longo da nossa existência. A questão essencial é: como lidamos com compromissos assumidos ou que as circunstâncias nos apresentam ao longo da jornada terrena?

De acordo com o que nos escreve o Aposto Paulo em sua carta aos de Corinto, o cristão permanece honrando compromissos já assumidos, que também agora por fé e obediência a Deus, continua a cumpri-los. Por semelhante modo, todos os seus compromissos a partir daí serão mediados pela fé genuína recebida em seu coração. Em sua carta Aos Coríntios, o Apóstolo propõe uma distinção entre o que constitui mandamento divino e o que corresponde a conselho apostólico. 

Desse modo, o Apóstolo Paulo nos convida a dedicarmos nossas forças em coisas que edificam, que acrescentam, e não nas que subtraem nossas possibilidades de servir a Cristo em Liberdade. Nesse mesmo escrito fica implícito a necessidade de que os cristãos se comportem como crédulos e não como incrédulos, por serem conhecedores da Palavra. Maior incrédulo é o que conhece mas não pratica. Se você sabe o que é certo, o que é recomendável, faça desse modo. Se não sabre, peça auxílio. 

Sobre questões de decisões e escolhas, os conselhos apostólicos nos lembra a escolha de Maria, que "[...] escolheu a boa parte" (Lucas 10.42b). Cabe refletir um pouco mais sobre a relação fraternal entre Jesus e a família de Lázaro - aquele que fora ressuscitado.

Convém observar que Paulo delineia o teor de sua mensagem, em que, ao fazer distinção entre o que é ordenança divina e conselho pastoral - elabora  sua abordagem que inclui temas de fórum íntimo das pessoas, sob um território que nem sempre fica claro o caminho a seguir, mas que o desejo e busca pela paz em Cristo deve prevalecer (1Coríntios 7.15).  Deus nos chamou para a paz!

Um abraço a todos!

#vidacristã
#conselhos
#direção
#liberdade

Postagens mais visitadas deste blog

O sonho israelita

Trabalho é bênção

Hospitalidade e Empatia (I)