PARA TODA A VIDA

 

Para toda a vida

 

TEMA: Dinâmica da vida – Componente (3): CRISES, abordagens complementares, noções de tratamento/acolhimento, filmes ilustrativos à temática. [...continuação/finalização]

Esta segunda subdivisão visa complementar as postagens anteriores, em particular, como continuidade à última postagem. Até a presente elaboração, se procurou conceituar o que é uma Crise, suas classificações, e noções preliminares sobre como este tema foi tratado por profissionais, pesquisadores e órgãos governamentais.

Constituem-se modos de recuperação em relação aos eventos apontados, além da busca por auxílio de profissionais da área de saúde mental/emocional, outras abordagens, com seu próprio peso e valor no acolhimento aos casos ‘objeto’ desta reflexão. Podem ser importantes opções que contem com a participação de pessoas e coletividades que apresentem a vida em múltiplas dimensões, tal como se manifesta. Neste sentido, cabe destacar a importância das práticas saudáveis, tais como relacionadas aos esportes, as artes e a Fé.

A concepção geral sobre saúde emocional se estende para diversos campos das atividades humanas, sendo que, parte de suas representações ou dilemas, foram ilustrados através de produções artísticas por diversas formas. Destaca-se as produções cinematográficas. Considera-se a licença artística pela qual se reconhece que uma trama qualquer, além de não ter o compromisso de ser uma representação completa da realidade, possui liberdade de enredo e dramatizações. Partindo desta concepção, a priori, pode-se apontar algumas produções do cinema, que podem ilustrar condições importantes sobre os diversos momentos da vida humana, assemelhados, com alguma aproximação, aos eventos apontados na lista da postagem anterior, apresentados a partir da Escala de Holmes&Rahe.

Tais indicações, sobre filmes alusivos aos casos e eventos é de iniciativa própria, constituindo-se casos hipotéticos. Não se relacionam diretamente a nenhuma das obras e trabalhos utilizados como referenciais teórico-científicos, ou apontamentos específicos, realizados durante esta série de postagens.

Partindo desta liberdade de escolha e indicação, cita-se como possível dicas de filmes, entre outras, as seguintes produções:

À procura da Felicidade – By Gabriele Muccino

A Família Bélier – By Eric Lartigau

A 100 Passos de Um Sonho – By Lasse Hallström

O Peso do Talento – By Tom Gormican

Sempre importante destacar: esta série de postagens não tem a pretensão de ser conteúdo técnico, ou seguir metodologia científica. Antes, são apontamentos sobre ocorrências que permeiam a vida toda, baseados em estudos e pesquisas feitos por profissionais.


Obs.: se você se encontra envolto a qualquer das circunstâncias aqui apontadas, mais que teoria, seja despertado para procurar auxílio em: CVV | Centro de Valorização da Vida

Auxílio, busque em: 188

__________________________

REFERÊNCIAS:

BERGER, Kathleen Stassen. O desenvolvimento da pessoa, da infância à terceira idade. 5ª Ed. LTC -Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 2003.

CLINEBELL, Howard. Aconselhamento Pastoral. 4ª Ed. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2007.

HOCH, Lothar Carlos. A crise pessoal e sua dinâmica. Uma abordagem a partir da psicologia pastoral. In: SANTOS, Hugo N. (Org.). Dimensões do Cuidado e do Aconselhamento Pastoral. CETELA/ASTE: São Leopoldo/São Paulo, 2008.

KÜHNRICH DE OLIVEIRA, Roseli M. Implicações para as relações de cuidado. In: HOCH, L.C., ROCCA, S. (Orgs.). Sofrimento, Resiliência e Fé. Implicações para as relações de cuidado. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2007.

MALDONADO, Jorge E. Intervenção em crises. In: SANTOS, Hugo N. (Org.). Dimensões do Cuidado e do Aconselhamento Pastoral. CETELA/ASTE: São Leopoldo/São Paulo, 2008.

ROCCA, Susana. Resiliência: uma perspectiva de esperança na superação das adversidades. In: HOCH, L.C., ROCCA, S. (Orgs.). Sofrimento, Resiliência e Fé. Implicações para as relações de cuidado. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2007.


OUTRAS REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf. Acessado em: 12 abr. 2015.

XAVIER, Ignacio T. Psicofármacos X Psicoterapia, um falso dilema. Disponível:https://www.nunap.com.br/artigos/psicofarmacos_psicoterapia.html. Acessado em:  26 dez. 2011. [indisponível]

 - Pesquisar por outras obras em: NUNAP -


 

PARA TODA A VIDA! 

Coordenação




Postagens mais visitadas deste blog

Onde está a tua coroa?

Ao Deus Conhecido!

Nunca deixe de orar